quarta-feira, setembro 24, 2008

Mudando de pato para (ganço) ganso, mas voltando ao mesmo


Education at a Glance 2008: OECD Indicators

Mesmo de longe, algumas perspectivas de alguns assuntos nacionais assustam-me muito!
Ex: Share of 25-to-64-year-olds in earnings category, by level of educational attainment (2006 or latest year available)


domingo, setembro 21, 2008

INOVAÇÃO - Frascos de sol e de lua aos pedaços

Ultimamente, para alegria de muitos, ando emudecida; que os meus caros e raros leitores não se aflijam porque só andei e andarei a ocupar o meu tempo - durante a sesta dos responsáveis, num plano de negócio - resolvi enfrascar fatiazinhas de sol e de lua - para satisfazer o exigente e ambicioso nicho de mercado nacional da educação terciária.
Uns querem mais dinheiro - a fórmula de financiamento não serve, sobretudo, se não for aplicada - inteira razão!
Pouquinhos querem instituições excelentes, a existencia, claramente, não satisfaz;
Uns quantos com ou sem alunos querem financiamento e muitos docentes ao serviço de qualquer jeito mas, de preferência, a sobrarem muito dos dois bens, considerando o gasto e uso previsíveis;
Outros até gostariam de implantar o Processo de Bolonha como deve ser, o que ninguém fez nem fará;
Os pouquitos restantes ambicionam participar no desenvolvimento estratégico da educação terciária portuguesa desde que houvesse um plano devidamente estruturado, e ninguém sabe onde isso anda, pior, a maioria nem sequer quer saber o que isso seja.

Ora bem, DESCOBRI! Afinal o que todos gostaríamos era só de pedacinhos de sol e de lua engarrafados, foi a isto que me dediquei.
Anexo-lhes uma imagem dos «meus» dois protótipos, não «acham» que vão ser um sucesso garantido?

domingo, setembro 14, 2008

A maquineta (do fim do) da CRIAÇÃO do mundo

Tudo isto não passa de uma selecção de modalidades desportivas - uns quantos, como eu, "caçam gambozinos", mas outros preferem a "pesca de bosons".
Na internet e - por se tratar de um assunto a meu ver, realmente importante - também no MCTES, naturalmente, passou despercebida a notícia que empolgou muita gente esta semana - a do teste do LHC (a 17-mile ring spanning the French-Swiss border. Inside the Large Hadron Collider (LHC), massive, powerful magnets chilled to a few degrees above absolute zero - projecto internacional "tipo Babel", do CERN, 2000, orçamentado em 4 biliões de Euros, instituiçao para o qual os Portugueses pagam uma "renda", meramente, simbolica de uns quantos milhares de Euros anuais, para que alguns possam "brincar de Deus").
A verdade é que, neste último 10 de Setembro, a maquineta foi testada e não é que funcionou (esquema aqui). Esse teste deve também render zilhões de papers e DVDs, mas lendo a sua descrição fiquei sem perceber se foi ou não de facto encontrado algum boson (não sei o que seja, mas se conseguiram(em) trata-se da primeira criação humana de uma partícula com massa (não dessa... da GALP, EDP ou da PT..), a partir de uma colisão de partículas (raios?) - bom, um espécie de big bang artesanal....
Os meus caros e raros leitores também andam curiosos sobre isto, não é verdade?
Por mim, ando empolgadíssima mas ou meu "particulês" tem que ser muitíssimo aperfeiçoado para poder compreender o que se escreve sobre isso... Se puderem contribuir para fazer esmorecer a minha ignorância, digam-me lá então de vossa justiça.
Vamos nisso? Obrigada!

Preces atendidas

CANDIDATURA AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO - COLOCAÇÕES 2008























FONTE: 1.ª Fase do Concurso Nacional de Acessol (Extracto)