quarta-feira, agosto 23, 2006

Um GPS para a nossa Educação Terciária, Ciência e Tecnologia

Se a Educação Terciária, Ciência e Tecnologia de Portugal dependessem apenas da transparência e rapidez com que se transfere a informação pertinente, nós estaríamos muito mais para lá, do que sediarmos o Silicon Valley...
Reparem bem, em pleno Agosto (férias ENORMES da maioria dos Portugueses) disponibilizou-se, para quem precise ou se interesse por todos aqueles assuntos, na página do Observatório da Ciência e Ensino Superior (OCES), entre outros, quatro importantíssimos documentos informativos, muito trabalhosos para se compilarem e organizar:

1º - Registo Biográfico de Docentes do Ensino Superior em 2005 (REBIDES 2005): AQUI (ainda em versão provisória para eventuais correcções) com Lista de Pessoal Docente ao abrigo do Decreto-Lei n.º 15/96, de 6 de Março; Informação relativa a 31/12/2005; Estas informações são essenciais para as instituições poderem estimar o OE de referência para 2007. Sugiria apenas uma disponibilização em plataforma mais amigável - esta que usam há uns anos, ainda é de difícil consulta integrada, implicando desnecessariamente trabalho adicional, para se saber alguma coisa efectivamente útil, ex. - em cada instituição, incluíndo os do subsistema politécnico, há ainda muito que fazer para apurar o número de ETI totais, número de ETI com formação máxima a nível de Doutoramento e/ou com mestrado, etc., etc..

Como sempre o OCES trabalha muitíssimo bem, para mim, é um verdadeiro GPS da nossa Educação Terciária, Ciência e Tecnologia.


2º - As Infra-Estruturas Tecnológicas no Sistema Nacional de Inovação Evolução 1996-2005. Estudo realizado pela Agência Portuguesa de Inovação sintetizado desta forma:

  • "Relação das Universidades com as Empresas (Participação das Universidades em Projectos de I&D Financiados pelo Estado ou União Europeia)", 2005, OCES/MCTES - AQUI
  • "Levantamento e Caraterização das Relações entre as Empresas e as Instituições de I&D do Sistema Científico e Tecnológico Português". AQUI - "Este documento constitui um resumo do relatório final do trabalho desenvolvido no âmbito do projecto de investigação previsto no Protocolo assinado entre o INESC Porto e o Observatório das Ciências e do Ensino Superior".
  • Estudos sobre as Infra-estruturas Tecnológicas:
    "As Infra-estruturas Tecnológicas no Sistema Nacional de Inovação - Evolução 1996-2005", 2006, Agência Portuguesa de Inovação: AQUI (Estudo - 5.986 Kb) e respectivos ANEXOS: AQUI (Quadros Anexos - 440 Kb), que descreve apenas três tipos de infra-estruturas de interface do Sistema Tecnológico - Centros Tecnológicos, Centros de Transferência de Tecnologia e Institutos de Novas Tecnologias.

Ainda não tive oportunidade de ver bem os conteúdos deste 2º conjunto informativo, mas deixo já sinceros parabéns a todos os envolvidos, e também uma sugestão - toda a informação disponibilizada seria valorizada se facilitasse a compreensão, sendo organizada e estruturada num trabalho mais abrangente, INTEGRATIVO e ARTICULANTE de todo o nosso sistema de Investigação-Desenvolvimento-Inovação-Transferência de Tecnologia. Para a próxima oportunidade, terão de certeza mais esse cuidado adicional.

Sabemos todos que não é um trabalho nada fácil, por isso, não desanimem.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial