"A bird's eye view"
- os efeitos no acesso ao ensino superior, das decisões institucionais sobre a sua adesão, ou não, à implementação do "espaço europeu de ensino superior";
- o estágio de competição das diferentes instituições - universidades e/ou politécnicos - para cursos com idêntica designação.
Os colocados no politécnico, não conferiram qualquer importância ao que entre nós se chama Processo de Bolonha, e que definitivamente não é porque o que se fez não cumpriu o espírito subjacente - A taxa de colocação em relação às vagas disponibilizadas foram respectivamente 58, 6% Para cursos com o fenotipo de Bolonha contra 72,2% para cursos não "Abolonhados";
Essa preferência inverteu-se, mas não significativamente, nas universidades - 71,4% dos colocados ocuparam oferta de cursos sem terem cumprido "os procedimentos de Bolonha", enquanto esse valor subiu para 75,4% de ocupação de vagas para cursos "apelidados" como cumprindo os procedimentos nacionais do já mencionado processo.
O que a mim me parece, de facto, ter decidido as opções dos candidatos foi em grande parte a localização geográfica favorável da "oferta", e talvez um pouco do "marketing" de quem já conhece ou os cursos ou as instituições e, em alguns casos, nem sequer o rótulo universidade teve influência.
Confiram se concordam comigo, pela consulta deste ficheiro: acesso2006CONTAS.xls, aqui.
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