sábado, abril 21, 2007

Em Portugal há Business Angels em toda a parte!

1 - Recebi hoje, por mail uma informação que pode ser muito interessante - o extracto de um comunicado de imprensa, sobre o desenvolvimento tecnológico do país - que divulga o seguinte: "Portugal organizou Congresso Europeu de Business Angels mais participado de sempre".
Como nos recorda o próprio comunicado, os Business Angels são: "Investidores individuais, normalmente, empresários ou directores de empresas, que aplicam, a titulo particular, o seu capital, conhecimentos e experiência, em projectos liderados por empreendedores que se encontram em início de actividade. O objectivo deste investimento é a sua valorização a médio prazo, na expectativa de uma alienação posterior a outros interessados".
Não há dúvida que este facto constitui um sinal inequívoco do interesse crescente em investimentos em novas empresas de base tecnológica. Tomara que a afluência de participantes ao evento seja, efectivamente, oriunda de potenciais financiadores privados e não dos interessados em financiamento.


2 - Aproveito para divulgar também mais uma boa notícia de financiamento para Politécnicos, também por Business Angels mas estes com fundos PÚBLICOS mas, mais uma vez, tendo por base da decisão, a transparência do gesso. Recordo-lhes aqui dois "posts" deste mesmo blog intitulados, respectivamente de: "Get Your Gun and come along" de 1 de Abril de 2006 e "Sem nome" de 17 de Março de 2006.

Neste último, divulguei os nomes das instituições de ensino beneficiárias de um Concurso Público para OFICINAS DE TRANSFERÊNCIA DE INOVAÇÃO E CONHECIMENTO - OTIC, por volta de 15 de Março de 2006, no site da ADI (à época): Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico de Setúbal, Universidade do Porto, Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Politécnico de Leiria, Universidade do AlgarveUniversidade Católica Portuguesa, Escola Superior de Biotecnologia, Universidade do Minho, Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico do Porto, Universidade da Madeira, Universidade Nova de Lisboa, Universidade da Beira Interior, Instituto Politécnico de Beja e Universidade de Évora. Estas com um financiamento total de € 3.068.059,56.

Mas ontem, literalmente, tropecei numa página do MCTES neste destaque: "Ciência 2007 -valorização económica do conhecimento científico - cooperação com a Sociedade Fraunhofer, 18 de Abril", pelo qual se era informado:"Esta acção no âmbito do ciclo de iniciativas Ciência 2007 compreende ainda a apresentação de uma centena de novas empresas de base tecnológica com apoio da Agência de Inovação (AdI) e o lançamento das Iniciativas CiênciaVALOR, para apoio ao registo internacional de patentes e à valorização económica do conhecimento científico." Andando atrás da AdI e das das Iniciativas CiênciaVALOR, cheguei a uma ""OUTRA NOVA"" lista de instituições com OTIC aprovadas, que às anteriores acrescenta, sem explicações, estas outras: Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Universidade Lusíada de V. N. Famalicão, Instituto Politécnico de Portalegre, Instituto Politécnico de Tomar, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o que representa € 1.048.784,78 - ver, simultaneamente, aqui e aqui.

Estes dois financiamentos que referi, não se destinam a empresas de base tecnológica, mas ajuda PREVILEGIADA E DISCRIMINADAMENTE, COM DINHEIROS PÚBLICOS, INSTITUIÇÕES BENEFICIADÍSSIMAS, sem se percebermos muito bem porquê.

Não deixa de ser uma boa notícia para o subsistema politécnico, mas como todo esse Processo de OTIC foi muito estranho, e pelo jeito continua esquisito, não penso que essas instituições mereçam parabéns, muito pelo contrário e até prova em contrário!

Ver síntese: aqui e aqui desta "coisa diferenciada só para alguns" das OTIC/Valorização do Conhecimento/GAPI aqui e aqui

____________________

É por esta (nº 2) e por outras que me sinto cada vez mais como o Donkey daquele filme Shrek, quando diz qualquer coisa como "I just know, before this all thing is over, I'm gonna need a whole lot of serious therapy"

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial