sexta-feira, janeiro 19, 2007

brancas e pretíssimas - as cores dos marços

"Mais vale viver-se totalmente desocupado, do que estar-se ocupadíssimo a não fazer nada" - acabei de conferir esta ideia de Friedrich Nietzsche - tenho andado tão azuretada, com as minhas outras vidas paralelas, que não me chega o tempo para acompanhar, mesmo só pela rama, os acontecimentos na nossa educação terciária, ciência e tecnologia, por via dos cibernautas competentes da nossa praça - foi durante um pequeno "intervalo da chuva" que soube das que penso poderem ser boas e péssimas notícias, do sector.

I - Primeiro, registo as que penso poderem vir a ser as boas novas -pedras brancas:
1 - Pelo "blog" Universidade Alternativa, fiquei a saber que na página Reformar a Educação Superior, de João Vasconcelos Costa (JVC), no "post" "E agora?" estão para sair duas leis pertinentes à Educação Superior - a da governação e a do ECDU; o "estar para sair", pode ser um modo de dizer porque, de acordo com Sócrates, é lá para Março (será deste ano? penso eu, com optimismo maligno).
2 - E JVC irá fazer mais um dos seus BRILHANTÍSSIMOS trabalhos de casa, para o que já identificou serem os seus (nossos) 6 pilares legislativos para o ensino superior português. Tenho a certeza que irá fazer isso mesmo e esta é, incondicionalmente, uma notícia excelente - tem sido um dos raríssimos patrícios que, com Cidadania, discorre e publica, sistemáticamente, sobre assunto, ajudando os restantes mortais a pensar - ele é que poderia, pelo menos, tornar-se num dos nossos 10 "wise-persons" do Conselho Coordenador do Ensino Superior (CCES) proposto pela OCDE - assim, já só nos faltam desencantar nove "wps"; este garimpo não vai ser fácil e, se e quando os acharmos, passará à categoria inovação, nunca vista entre nós desde 1500.
II - Registo das - pedras pretas.
Pela Universidade Alternativa, também fiquei a saber de notícias muito preocupantes "Desemprego ameaça dois mil docentes do Ensino Superior", como procedentes da FENPROF (comunicado de 12/01/07), em cujo site também li: Processo de Bolonha: Mariano Gago retém aprovação de mestrados nos Politécnicos . Parece que não, mas estas notícias desastradas tem uma origem comum - falta de organização e de estratégia. Estamos cansados de saber disto, mas não nos mexemos.
Estranhei muitíssimo a postura da FENPROF que, pelo jeito, só se posicionou relativamente a propostas que eventualmente não foram aprovadas, e estão em recurso - "A FENPROF exige que no caso de reclamações apresentadas à tutela, relativamente à não aprovação de cursos propostos, tais recursos sejam apreciados o mais rapidamente possível pela nova Agência".
Em recurso? Como assim "em recurso"? E são todas as 84 propostas do subsistema, nesta situação?
Então, e à FENPROF não incomodará nada que, de entre 84 propostas de politécnicos, pertinentes a Março de 2006, não haja uma única proposta, que satisfaça os requisitos de uma formação superior ao nível de um mestrado (concepção europeia e global) como uma sequência natural de licenciaturas portuguesas (estas, pró-inovação nacional) de 3 anos? E a FENPROF quer a instituição formal da Agência? Ficará, então, à espera desta e, já agora, até quando? HAJA DEUS ou polícia de (maus) costumes!
Tenham todos santa paciência, a minha detonou!
Ainda terei que voltar a este tema, assim que puder!
_______________
PS - Uma excelente notícia (branquíssima) deste Janeiro de 2007, para todos os que se interessam pela protecção da propriedade intelectual é o lançamento "online", pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, da Revista Marcas & Patentes.

2 Comentários:

Blogger MJMatos disse...

Cuidado com os "idos de Março", RN. 8-). Vou fazer referência à útil entrada posterior.

domingo jan. 21, 05:19:00 da tarde 2007  
Blogger Regina Nabais disse...

'tá a ver MJMATOS, neste nosso mundo cruel é sempre assim: -
"piriquito come milho, e o papagaio é quem leva a fama".
Justo "euzinha" que nem em pesadelos tinha pensado nisso. Mas vou rever... penso que a SUA ideia até leva jeito! TEM PERNAS PARA CORRER!

domingo jan. 21, 06:21:00 da tarde 2007  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial