quarta-feira, maio 10, 2006

"PRECIOUS" - uma parábola

Em 8 e 9 do corrente, respectivamente, por intermédio da página de João Vasconcelos Costa (8/5/2006 Contratos de Doutores) e do Blog de MJMATOS, ("Ensino superior prepara-se para novos desafios", 2006-05-09 06:30) soube de duas intenções/reflexões do MCTES.
Por puro vício, decidi ler os conteúdos dos artigos, a que cada um deles se referia.
Não me digam nada mas, no fim da leitura de cada um dos artigos-documentos originais, desatei-me a rir.
Sendo, ambos os conteúdos, assuntos seríssimos, perguntar-me-ão a troco do quê teria eu caído na risada - coisas de velhos - memórias...
Ri-me, porque em ambos os casos, após a leitura, me relembrei de uma série de Desenhos Animados (hoje cartoon) dos anos sessenta - PRECIOUS.
___________________________________
O PRECIOUS era um cachorrinho (um anti-cristo) com o carácter psicológico de uma criatura absolutamente malévola - que, quem o conhecesse não adoptava - mas, a quem a sua dona, uma velhinha (também, cinicamente uma crédula) simplesmente idolatrava e, como tal, desculpava-o de todas as atrocidades e desconcertos, enquanto aturava, e ia pagando indemnizações avultadíssimas aos queixosos e afectados pelas tropelias maquiavélicas do seu mimadérrimo cãozinho - "My little PRECIOUS...."
Metódica e sistematicamente, PRECIOUS - na presença da dona - ia mantendo sempre uma simpatia contangiante, um semblante angelical de candura inexcedível (quem não o conhecesse, faria qualquer contraordenação para o arrancar da "carrocinha") - afivelava, perante a sua dona uma fisionomia séria, responsável e tão, mas tão, devotativa, daquelas de desfazer o coração... enquanto isto, nas costas da velhota e à "surralfa" roía o que o rodeava, trincava tudo quanto eram canelas do padeiro, do homem do correio e do leiteiro a domicílio, aterrorizava a vizinhança em peso, afligia, perseguia, triturava e enterrava o que quer que se parecesse com pássaros, gatos, ratos e, especialmente, galinhas perdêses (galinha pedrês, não a comas, não a vendas, não a dês. Galinha pedrês, vale por três) - deixando de fora três das penas delas, para demarcar território e as novas fronteiras de áreas de expansão, para os seus posteriores "prodígios".
A única coisa de que PRECIOUS, genuinamente, gostava era de "snufles" - seja lá o que isto fosse. PRECIOUS fazia, literalmente, de um TUDO, por "snufles"…
PRECIOUS também se caracterizava por uma risada aleatória e irritante, por cada safadez e cafagestagem acrescentada ao seu vastíssimo portfólio - era só preciso a sua dona voltar as costas.
A dona mantinha-se sempre, disfarçada, obstinada e propositadamente, de costas!
Entretanto, os numerosos viventes afectados choravam, reclamavam, queixavam-se, protestavam, faziam passeatas na frente da casa da dona, e moviam-lhe acções aparatosas de perdas e danos, porque de facto os estragos de PRECIOUS iam-se progressivamente agravando, ao ponto do insuportável e irreparável.
A dona mantinha-se impassível - o seu cachorro era um docinho dos legítimos!
Surda a tudo e a todos - insistia nas "evidências" da coragem, do espírito de abnegação, das excelentes ideias e das melhores intenções do seu "bichinho de estimação".
Este, entretanto, ao que me lembre, ganhou sempre todas as paradas, deixando atrás de si, um rasto monumental de estragos e prejuízos, dos quais saia invariavelmente ilibado; e, os outros todos eram perdedores, incluindo a dona desembolsadora das sempre, mas sempre, exorbitantes reparações monetárias.

Com grande pena minha, não encontrei nenhuma referência, àquele desenho animado de que me lembrei.
________________________
(I)moralidades de PRECIOUS - uma parábola:

1 - Psicologicamente, cada um de nós - conjunta ou isoladamente - temos momentos em que somos a velhota, dona do cachorrinho, mas outros em que nos transfiguramos de PRECIOUS. Depois, há ainda pessoas que são PRECIOUS em "Full-Time Job" - destas, só quero e aconselho uma única coisa - DISTÂNCIA!

2 - Concretamente, voltando aos dois primeiros parágrafos do início deste post, a maioria dos cidadãos deste país são quase sempre "a velhotinha".

3 - O PRECIOUS dos dois primeiros parágrafos do post, quem acham que é, atendendo aos artigos originais?
Desculpem-me sim?...eu já volto... no meio tempo, beberriquem um golinho de cerveja geladinha que aqui vos deixo e, se não conseguirem adivinhar, até eu voltar, dou-vos um prémio e identifico!

___________________________________
Já agora, PRECIOUS, é também o nome de um caniche branquinho de 'Buffalo Bill', do Silêncio dos Inocentes. Deste aqui, já todos se lembram?
Não pretendi comparar ninguém com nada, mas estou agora a lembrar-me do próprio Hannibal. E, de Março a Abril...
____________________________________
PS - Graças à(o?) Dani, aqui está o PRECIOUS PUPP e a sua dona Granny Sweet.
Obrigada!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial