quinta-feira, maio 11, 2006

****NEW***** NEWS!!!!!!! ...HERE IS!.... HERE IS!




















__________________________
Na página do MCTES, finalmente, está disponível um documento referido como O Background Report!

Gostei MUITÍSSIMO do Inventário (estatístico) da nossa Educação Superior/Ciência e Tecnologia, lançado hoje sob a marca "Background Report".
Digo isto, com a maior convicção! Um documento destes fazía-nos bastante falta.
Claro que as informações estatísticas do documento são todas públicas, mas coligi-las e organizá-las consome muito tempo e paciência. Ainda bem que tivemos esta oportunidade e a excelente desculpa da OCDE, para estruturar e publicar essa informação.

Sobre o documento em si, a mim, em matéria de "estatística", faltaram-me ainda alguns elementos a saber, pelo menos, nestes tópicos:

1º Por área de formação gostaria muitíssimo de conhecer a preços correntes o investimento público total [OE+PDDAC+INVESTIGAÇÂO+FORMAÇÂO AVANÇADA], por sub- sistema público Universitário e Politécnico - o custo médio por ano e também o acumulado (preços correntes) de cada aluno formado por área, e num e no outro subsistema (desde, digamos de 1995) - de preferência, por cada estabelecimento de ensino.
2º Qual o valor do somatório acumulado do financiamento público TOTAL em I&D nas Universidades e nos Politécnicos (com Projectos INCLUÍDOS - desde que financiados por dinheiros públicos - apreciados FAVORAVELMENTE - OU NÃO - POR EQUIPAS INTERNACIONAIS ) - de preferência por cada centro. Melhor seria, se tivesse sido publicada a série temporal dos financiamentos de cada um dos centros - associada à sua produção?
3º Qual o valor do somatório acumulado (a preços correntes), do financiamento internacional, por ano e também o valor acumulado resultante de candidaturas a Projectos INTERNACIONAIS, em cada um dos referidos centros, por subsistema?
4º Qual a participação da representação/contribuição dos docentes do subsistema Politécnico em cada um dos Centros de Investigação?
5º Qual o valor (dinheiros públicos) anual e acumulado atribuído através de encomendas/estudos/projectos/Relatórios por estabelecimento de ensino/entidade ao longo dos anos?
6º Qual o valor (dinheiros públicos) anual e acumulado atribuído, para instalações e equipamentos, ao longo dos anos, e por estabelecimento?
7º Qual o valor - séries temporais e acumuladas - dos projectos candidatados por docentes do subsistema politécnico?
8º Quanto vale em custos médios (valores correntes) dos ETI, a prestação/colaboração dos docentes dos politécnicos em cada centro, por ano?
9º Quanto vale em custos médios (valores correntes) do financiamento público atribuído a cada centro em resultado da colaboração de docentes Doutorados dos politécnicos?
10º- Qual é a lista dos projectos que propuseram como resultado pedido de registos de patentes? Quantos destes foram recusados, e porquê?
__________________________

Afinal, diz-se na página do MCTES, que não houve praticamente quem não desse palpites.
Pode até ser que seja a verdade e só a verdade. Eu acredito!
Só que, se assim foi, porque é que não conseguimos bem um Background Report?
Que se dane!... Este inventário é muito importante.
__________________________
O DOCUMENTO PRODUZIDO NÃO É BEM, BEM UM "BACKGROUND REPORT", MAS É MESMO O QUE PRECISÁVAMOS DE FAZER, HÁ ANOS E ANOS - CADA 5 ANOS?
Ainda bem que o Secretário de Estado do MCTES pôde participar no documento - tem felizmente bastante prática destes assuntos (ver http://www.mapinov.net/index.asp).
POR FAVOR, não desistam.
SÓ QUE GOSTAVA TAMBÉM MUITO QUE SE PRODUZISSE UM ADITAMENTO AO DOCUMENTO COM AQUELAS RESPOSTAZINHAS...
Porquê?... Cá, por coisas!
Sei que sabem /(podem saber muito facilmente) todas as respostas.
Até eu sei uma boa porção delas, e sou (quer dizer, estou) muitíssimo mais limitada.
E aqui, só para nós, porque não as havemos também todos de saber?

2 Comentários:

Blogger MJMatos disse...

Isso é que é olho para descobrir os documentos-mistério! pelos vistos temos que contituir uma rede de "feeds" de RSS vivos, 8-). Obrigado.

quinta mai. 11, 10:00:00 da tarde 2006  
Blogger Regina Nabais disse...

MJMATOS, falou justamente quem é um especialista - a maior parte das coisas que vou sabendo, é porque há bloguistas que sabem e contam.
Eu não descubro nunca documentos, procuro-os laboriosamente e, dependendo do caso, sobretudo de quem, torno-me "pidesca" no garimpo deles.
OBRIGADA EU!

quinta mai. 11, 11:02:00 da tarde 2006  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial