sábado, maio 20, 2006

MIAUUU....UUU....UUUUUU!!!!!!

Depois de ter andado mais de uma semana a pensar que tinha visto coisas, afinal não estava com alucinações. Eu explico:
Na página do MCTES no meio de variadíssimos documentos eu tinha visto um documento - ESTE nº. 1 = "Ministério lançou hoje (2006-04-20) um ambicioso programa de orientação: o compromisso com a Ciência - Aumentar o número de investigadores, de doutoramentos e a produção científica são alguns dos objectivos propostos"
No final da semana passada o documento tinha desaparecido, mas existia um outro - ESTE nº 2= Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior UM COMPROMISSO COM A CIÊNCIA PARA O FUTURO DE PORTUGAL Vencer o atraso científico e tecnológico Documento de orientação Abril, 2006 - que também sumiu do seu link na página.
Mas, como os meus "passeios" à referida página, fazem parte de um ritual diário de peregrinações "via-sácriticas", hoje reapareceu ESTE nº. 3 = UM COMPROMISSO COM A CIÊNCIA PARA O FUTURO DE PORTUGAL Vencer o atraso científico e tecnológico Documento de orientação Abril, 2006.
Num ou em todos esses documentos, eu LI qualquer coisa como - "O Instituto Hidrográfico e o Instituto de Meteorologia podem passar ser a base do Laboratório de Previsão dos Riscos Naturais. A par deste laboratório também vai ser criado o Laboratório Internacional de Vulcanologia dos Açores. Já para o ano vai ser instalado o Laboratório Internacional de Nanotecnologia em Braga, que resulta de uma parceria entre Portugal e Espanha".
Na altura juro por todos os juros que, por grosso, o Compromisso custaria mais 250,000,000 de Euros (250 MEuros) - ou seja, cerca de mais 25 Euros per capita e ano, porque o "reforço excepcional" deverá ser estendido a 2008 e 2009. Na verdade, aquele valor per capita até nem é muito elevado, o problema maior é que, para a ambição do compromisso, está muuuuuuiiiito subestimado. Tanto que o nosso Governo prevê que o investimento privado, para cumprimento do tal compromisso, acompanhe a evolução do investimento publico.
Desculpem lá, mas como é que dizem que disseram?
Ainda não tive tempo comparar os conteúdos dos diferentes documentos, mas basta-me o ESTE nº. 3 = UM COMPROMISSO COM A CIÊNCIA PARA O FUTURO DE PORTUGAL, para ficar um pouco preocupada, porque na Comunicação Social, podíamos todos ter lido ontem o seguinte:
Por ocasião da apresentação do «Dia da Libertação dos Impostos» de 2006, Jorge Rocha de Matos, presidente da Associação Industrial Portuguesa (AIP), defendeu a redução da carga fiscal sobre as pequenas e médias empresas (PME) portuguesas já em 2007. Citado pelo Jornal de Negócios Online, o dirigente associativo referiu que «é essencial que o Governo dê um sinal positivo às PME em matéria de competitividade fiscal para que possam redimensionar-se, inovar e apostar em mercados externos». A AIP celebra hoje o primeiro dia livre de impostos para os portugueses, este ano em parceria com a Universidade Nova de Lisboa. Segundo dados da AIP e da Universidade Nova, hoje é o primeiro dia em que os portugueses estão a trabalhar para si próprios, tendo completado 137 dias em que o seu rendimento serviu apenas para os pagamentos de IRS, IRC, IVA, contribuições sociais e outros impostos.
Ainda bem, que foi Jorge Rocha de Matos Presidente da Associação Industrial Portuguesa quem fez a afirmação.
Acho é estranhíssimo que ele tivesse que esperar de 24 de Novembro de 2005 a 18 de Maio de 2006, para perceber essa inevitabilidade.
Ninguém me vai convencer que estivemos todos a aguardar as contas da Universidade Nova, para chegarmos a esta máxima (sim, é mesmo uma máxima em citação e tambem em cotação, ou não?). É que Jorge Matos é também uma das 41 notáveis individualidades que integram o Conselho Consultivo do Plano Tecnológico que, perante o que já disse, ainda não percebi para que servem - ambos e dois - o Plano Tecnológico e o Conselho Consultivo, para o dito.
Se alguém entendeu bem aonde se vão buscar e como se gerem os recursos disponíveis para execução da profusão de projectos deste compromisso e do Plano Tecnológico, por favor, não me deixem na ignorância, é que estou a sentir-me a única burra deste país... Pois é....MIAUUU....UUU....UUUUUU!!!!!!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial