****NEW***** NEWS!!!!!!! ...HERE IS!.... HERE IS!
__________________________
Na página do MCTES, finalmente, está disponível um documento referido como O Background Report!
Gostei MUITÍSSIMO do Inventário (estatístico) da nossa Educação Superior/Ciência e Tecnologia, lançado hoje sob a marca "Background Report".
Gostei MUITÍSSIMO do Inventário (estatístico) da nossa Educação Superior/Ciência e Tecnologia, lançado hoje sob a marca "Background Report".
Digo isto, com a maior convicção! Um documento destes fazía-nos bastante falta.
Claro que as informações estatísticas do documento são todas públicas, mas coligi-las e organizá-las consome muito tempo e paciência. Ainda bem que tivemos esta oportunidade e a excelente desculpa da OCDE, para estruturar e publicar essa informação.
Sobre o documento em si, a mim, em matéria de "estatística", faltaram-me ainda alguns elementos a saber, pelo menos, nestes tópicos:
1º Por área de formação gostaria muitíssimo de conhecer a preços correntes o investimento público total [OE+PDDAC+INVESTIGAÇÂO+FORMAÇÂO AVANÇADA], por sub- sistema público Universitário e Politécnico - o custo médio por ano e também o acumulado (preços correntes) de cada aluno formado por área, e num e no outro subsistema (desde, digamos de 1995) - de preferência, por cada estabelecimento de ensino.
2º Qual o valor do somatório acumulado do financiamento público TOTAL em I&D nas Universidades e nos Politécnicos (com Projectos INCLUÍDOS - desde que financiados por dinheiros públicos - apreciados FAVORAVELMENTE - OU NÃO - POR EQUIPAS INTERNACIONAIS ) - de preferência por cada centro. Melhor seria, se tivesse sido publicada a série temporal dos financiamentos de cada um dos centros - associada à sua produção?
3º Qual o valor do somatório acumulado (a preços correntes), do financiamento internacional, por ano e também o valor acumulado resultante de candidaturas a Projectos INTERNACIONAIS, em cada um dos referidos centros, por subsistema?
4º Qual a participação da representação/contribuição dos docentes do subsistema Politécnico em cada um dos Centros de Investigação?
5º Qual o valor (dinheiros públicos) anual e acumulado atribuído através de encomendas/estudos/projectos/Relatórios por estabelecimento de ensino/entidade ao longo dos anos?
6º Qual o valor (dinheiros públicos) anual e acumulado atribuído, para instalações e equipamentos, ao longo dos anos, e por estabelecimento?
7º Qual o valor - séries temporais e acumuladas - dos projectos candidatados por docentes do subsistema politécnico?
8º Quanto vale em custos médios (valores correntes) dos ETI, a prestação/colaboração dos docentes dos politécnicos em cada centro, por ano?
9º Quanto vale em custos médios (valores correntes) do financiamento público atribuído a cada centro em resultado da colaboração de docentes Doutorados dos politécnicos?
10º- Qual é a lista dos projectos que propuseram como resultado pedido de registos de patentes? Quantos destes foram recusados, e porquê?
__________________________
__________________________
Afinal, diz-se na página do MCTES, que não houve praticamente quem não desse palpites.
Pode até ser que seja a verdade e só a verdade. Eu acredito!
Só que, se assim foi, porque é que não conseguimos bem um Background Report?
Que se dane!... Este inventário é muito importante.
__________________________
O DOCUMENTO PRODUZIDO NÃO É BEM, BEM UM "BACKGROUND REPORT", MAS É MESMO O QUE PRECISÁVAMOS DE FAZER, HÁ ANOS E ANOS - CADA 5 ANOS?
Ainda bem que o Secretário de Estado do MCTES pôde participar no documento - tem felizmente bastante prática destes assuntos (ver http://www.mapinov.net/index.asp).
POR FAVOR, não desistam.
SÓ QUE GOSTAVA TAMBÉM MUITO QUE SE PRODUZISSE UM ADITAMENTO AO DOCUMENTO COM AQUELAS RESPOSTAZINHAS...
SÓ QUE GOSTAVA TAMBÉM MUITO QUE SE PRODUZISSE UM ADITAMENTO AO DOCUMENTO COM AQUELAS RESPOSTAZINHAS...
Porquê?... Cá, por coisas!
Sei que sabem /(podem saber muito facilmente) todas as respostas.
Até eu sei uma boa porção delas, e sou (quer dizer, estou) muitíssimo mais limitada.
E aqui, só para nós, porque não as havemos também todos de saber?
2 Comentários:
Isso é que é olho para descobrir os documentos-mistério! pelos vistos temos que contituir uma rede de "feeds" de RSS vivos, 8-). Obrigado.
MJMATOS, falou justamente quem é um especialista - a maior parte das coisas que vou sabendo, é porque há bloguistas que sabem e contam.
Eu não descubro nunca documentos, procuro-os laboriosamente e, dependendo do caso, sobretudo de quem, torno-me "pidesca" no garimpo deles.
OBRIGADA EU!
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial