segunda-feira, novembro 30, 2009

Sim, mas...

Neste primeiro dia de trabalhos da Cimeira Ibero-Americana -- durante a qual assumiram maior protagonismo quem não veio, a confusão das Honduras, a briga de galos entre a Colômbia e a Venezuela, e a Shakira -- se tivéssemos prestado atenção, poderíamos ter ouvido:
"A escolha da Inovação e do Conhecimento como tema da nossa Presidência reflecte a importância que detêm na definição de qualquer política de desenvolvimento e o peso incontornável que assumem num mundo crescentemente inter-relacionado e concorrencial."(Cavaco Silva)
.....
"Nas economias e sociedades de hoje, o conhecimento é o recurso mais precioso – e a inovação é a atitude-chave para ter iniciativa, modernizar, progredir. Por isso, a ciência, a investigação aplicada, o desenvolvimento tecnológico" (José Sócrates)
......
"La Declaración final se centrará en el tema de Innovación conocimiento y recogerá los siguientes compromisos:
-dar prioridad a la innovación en el marco de las estrategias nacionales de desarrollo.
-fortalecer las instituciones nacionales de innovación.
-incentivar el desarrollo científico y tecnológico, y el esfuerzo público y privado para el incremento de la inversión en investigación y desarrollo.
-desarrollar o promover programas que garanticen la transferencia de tecnología a los países en desarrollo.
-incentivar una mayor cooperación entre el sector académico, los centros de investigación y las empresas públicas y privadas.
-reconocer la importancia de la innovación en materia de cambio climático y la conveniencia de una participación activa y coordinada en la próxima Conferencia de Copenhague
(Juan Pablo de Laiglesia, secretario de estado para Iberoamérica, de España)"
______________________
Podemos também lembrar a opinião de outros nomes sonantes, de outras épocas, sobre o mesmo tema:
"Of course there's a lot of knowledge in universities: the freshmen bring a little in; the seniors don't take much away, so knowledge sort of accumulates...." Abbott Lawrence Lowell, Presidente em Harvard: 1909-1933."
"For a successful technology, reality must take precedence over public relations, for Nature cannot be fooled". Richard Feynman
__________
Sim,..., na minha perspectiva enviesada, nunca sei quando é que os nossos políticos falam de Conhecimento ou dos "seus conhecimentos selectivos"... mas aposto com os meus caros e raros leitores, quem foi que escolheu/baptizou o tema da cimeira e até fez (mandou fazer) umas redaçõezinhas a condizer...
Pago 100 contra 1!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial