sábado, abril 28, 2007

Ser uma excepção pode ser a regra

Este post é só para me lembrar a mim e divulgar, aos meus caros e raros leitores (que sejam um pouco mais distraídos do que eu - quase impossível), interessados em questões de ensino superior, mais um utilíssimo e informativo trabalho do Observatório do Ensino Superior (OCES): Sucesso Escolar no Ensino Superior: Diplomados em 2004-2005.
Felizmente que, entre nós, o OCES continua a ser a valiosa excepção, que tanta falta nos faz, para sabermos como é a nossa realidade.
Disse isto, porque que as restantes entidades, e são demasiadas - por onde se espalham as variegadas e sortidas informações importantes para o sector - parecem orgulhar-se que ninguém perceba nada do que se passa.
Têm razão, é melhor para os próprios a manutenção da ignorância dos restantes, deve tratar-se de auto-preservação...

2 Comentários:

Blogger J. Cadima Ribeiro disse...

Cara Regina Nabais,
A conjuntura está mornissima. Consegue perceber porquê? Será a expectativa da aproximação de uma tempestade?
Não desista de ir trazendo alguma animação a este fórum, mesmo que tenha que referir-se ao trabalho do OCES (que, ao que parece, está em fase de reestruturação - para fazer de conta...).
Um abraço,

J. Cadima Ribeiro

domingo abr. 29, 12:32:00 da tarde 2007  
Blogger Regina Nabais disse...

Olá Cádima.
Foi excelente este seu comentário, porque me dá oportunidade para esclarecer a minha menção ao trabalho do OCES.
No ano civil 2005, teria sido muito importante sabermos o indicador do sucesso escolar de 2002/2003, para estimarmos com muita precisão os orçamentos institucionais; eu tenho a mania de fazer estas contas, e nunca sei onde ponho os papeis. Além disso podemos eventualmente, saber o impacto do índice numa instituição mas não de todas. Foi por isso que agora coloquei esta referência, para os mais distraídos que eu.(não há pois não?).
Não sabia que o OCES está em restruturação, sendo esta pensada por quem não pensa, do meu ponto de vista, deve ser para acabar com a única excepção, que tem método e objectividade, para transformar a política educativa terciária num dogma hermético a quase todos....
Mas que podemos fazer?
O meu próximo post, em sua homenagem, vai-se dedicar ao mar parecer "estar flat".
Abraço grande, e obrigada, por ir passando.

Regina Nabais

domingo abr. 29, 01:17:00 da tarde 2007  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial