Graduados de educação terciária "chave-na-mão"

"We are aware that many institutions have successfully included and developed the provision of training and research activities into their educational systems. However, we believe that there is still more work to be done. BIAC believes that advanced vocational education, i.e. polytechniques and other continued technical education and training, should be actively promoted as a complementary option to traditional higher education systems. Besides e-learning, vocational education is a very useful instrument to achieve higher education for all, especially for those without high levels of traditional academic education..."
2º - Para quem ainda acredite que a globalização imposta a todos os serviços, pelo General Agreement on Trade in Services, exclue a educação, e é apenas uma fantasia já morta, seca, arreganhada, com a boca cheia de formigas, leia: Trade Union Advisory Committee to the OECD (TUAC). "Statement to the 2006 OECD Meeting of Ministers" [2].
Efectivamente, o futuro da nossa educação superior, ciência e tecnologia está a ser, estrategicamente, decidido fora de Portugal há muito tempo (1997), numa lógica de competição sem precedentes, e não adianta nada querermos uma coisa qualquer que nem sequer soubemos/sabemos definir, atempadamente, porque as nossas pretensões não se concretizam mesmo, caso contrariarem o planeamento estratégico global, que nos transcende (eu digo que felizmente) - no caso presente, pela OCDE, mas não está "sozinha" nisso.
Referencias:
[1] www.oecd.org/dataoecd/30/4/36960607.pdf
[2] www.oecd.org/dataoecd/28/38/36964353.pdf.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial