domingo, fevereiro 08, 2009

Ideia-fixa

Obstinadamente, resolvi pormenorizar uma análise à «desempregabilidade» da formação superior nas áreas de educação e formação: Engenharia, Indústrias Transformadoras e Construção.
Para o efeito, cruzei as informações, sobre as inscrições nos Centros de Emprego do Instituto de Emprego e Formação profissional de Junho de 2008, com os números de diplomados nos pares de estabelecimentos - cursos, dos anos lectivos de 2004-2005, 2005-2006 e 2006-2007 disponíveis pelo GPEARI - Gabinete de Planeamento, Estratégia Avaliação e Relações Internacionais (favor consultar referências), sintetizada na Tabela, que inclui apenas a relação pertinente às área de educação superior mencionadas mas exclusiva a estabelecimentos públicos.
Caso os meus caros e raros leitores queiram saber mais detalhes sobre um determinado par de estabelecimento-curso, podem verificar se consta da lista dos 474 cursos destes níveis: Licenciatura, Mestrado, Licenciatura - 1º ciclo, Licenciaturas bietápicas e Mestrados Integrados na folha IEFP-DESEM-DIPLOMADOSENG. pdf deste outro ficheiro.

Pela síntese do post, são a Universidade de Lisboa e o Instituto Politécnico de Leiria, as instituições públicas que mostram, globalmente em todas as áreas, o menor número de citações relativas no IEFP relativamente aos seus diplomados em Engenharia, Indústrias Indústrias Transformadoras e Construção.
Como todos sabemos, os índices obtidos, com base nos registos de Centros de Emprego IEFP, não dão muita informação nem oferecem nenhuma garantia sobre a real empregabilidade mas, ainda assim, um reduzido número de registos relativamente aos correspondentes potenciais diplomados, é sempre um bom augúrio.

Referências:
A procura de emprego dos diplomados com habilitação superior (Quadros Estatísticos)
http://www.estatisticas.gpeari.mctes.pt/archive/doc/emprego_diplomadosiii_2008_VSite.xls
"Diplomados no Ensino Superior - Quadros Estatísticos"
http://www.estatisticas.gpeari.mctes.pt/archive/doc/QuadrosEstatisticos_Diplomados.xls

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial