segunda-feira, dezembro 22, 2008

Como é que ninguém pensou nisto antes: Inovação é plagiar a natureza?

Meus caros e raros leitores digam-me lá, com toda franqueza, quantos de nós --- se acordássemos, de repente, em hipotermia grave, depois de termos adormecido ao relento, num lugar ermo de Marrocos à beira do Atlântico, com um turbante enrodilhado à volta da cabeça, totalmente ensopado em água, resultante da condensação do orvalho nocturno do deserto --- na vez de soltarem à ventania, todo vernáculo que conhecem, se lembrariam da possibilidade utilíssima e revolucionária de desalinizar água do mar, ao preço da "uva mijona"?
Digo-lhes já, pessoalmente, naquelas circunstâncias, eu poderia até nem abrir a boca, mas lá que eu "pensava aos gritos" na fraca reputação do modo de vida do ascendente feminino directo de alguém, mesmo que esse «alguém» fosse um sujeito indeterminado, eu pensava! Pois... é por causa disso mesmo que a maioria de nós(mortais) não faz nada o género inovador.
Ora bem, o que viu Charlie Paton, nas circunstâncias descritas, que a maioria de nós não veria?
Ele "VIU" um fenómeno meteorológico e, muito simplesmente, adicionou-lhe uma possibilidade de negócio - uma estufa que integra o fornecimento de água, energia e condicionamento ambiental, e que acabaria num projecto de desalinização de água, que se pode esquematizar assim:















E, finalmente, Paton em parceria com uma firma de arquitectos - GRIMSHAW ARCHITECTS - construiu um admirável modelo que integra a desalinizadora com um espaço lúdico - o do Teatro del Agua - previsto para Las Palmas.
Mesmo considerando, que ocorrerão algumas dificuldades de operação da estrutura com um by-product cultural - o teatro em si - e umas boas toneladas de sal, o projecto é a meu ver admirável e um excelente contributo para adiarmos a causa próxima da "3ª Grande Guerra" (a da água).

Não deixa de ser uma lição de vida: afinal é melhor não perdermos tempo a rogar pragas, para prestarmos mais atenção ao que anda a natureza a fazer por aí... e, muito simplesmente, copiar as suas modas e modos!
_____________

"Global freshwater consumption rose sixfold between1900 and 1995 -more than twice the rate of population growth.About one third of the world's population already lives in countries considered to be 'water stressed'-that is, where consumption exceeds 10% of total supply.If present trends continue,two out of every three people on Earth will live in that condition by 2025.--Kofi Annan, (We The Peoples, 2000)."

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial