terça-feira, março 14, 2006

Mudbloods & YOU!

Tal vai a moega...
Na página da Direcção Geral do Ensino Superior, encontra-se publicada a lista de instituições que concorreram ao programa voluntário de avaliação institucional, de âmbito internacional - European University Association (EUA).
Concorreram 42 instituições das quais, 13 Politécnicos públicos e 10 Universidades públicas. Só a preparação de todas as candidaturas ascendeu, se preparada com um mínimo de cuidado, a um custo total da ordem de 50,000 Euros.
Por outro lado, assegurou-se um financiamento estimado em 225,000 Euros (75% de um custo médio unitário de 30,000 Euros) às 10 instituições, que foram seleccionadas por um júri, nomeado pelo MCTES.
Nesta altura, as instituições seleccionadas já foram identificadas, mas o que não se sabe ainda, são os critérios que estiveram na base da sua seleccão mas, tratando-se de um concurso que visa atribuição diferencial de recursos públicos, seria de facto indispensável que fossem divulgados, porque é que descriminam uns em benefícios de outros - e requer-se perceberem-se muito bem as razões de preferência.
Mais, se estes critérios tivessem sido, devidamente, publicados com a necessária e recomendável antecedência, uma grande parte das 32 instituições, que não foram seleccionadas, escusavam de ter ocupado, a troco de nada, meios humanos e materiais, e poderiam ter aplicado muito melhor o seu tempo. Isto, é claro, admitindo que existem critérios....
Embora, pessoalmente, eu esteja em crer que os critérios são os do costume....
O MCTES/DGES também não esclarecem o que acontecerá às instituições não beneficiadas.
Isto é o que se pode chamar de visão, rigor e planeamento... Na verdade, estou à espera que a resposta seja: Logo se vê!
Como é? Uns são favorecidos este ano - alguns, habitualmente, até são SEMPRE "os felizes contemplados" e, sempre, mas sempre, com base na seguinte razão: não faço a mais pequena ideia que o justifique... - mas e, os outros? nunca serão? Passam sempre para trás, porquê? São Mudbloods?
De repente, o MCTES faz-me lembrar o Tom Riddle da Câmara dos Segredos, quando se dirige a Harry Potter, para lhe dizer: "Haven't I already told you that killing Mudbloods doesn't matter to me any more? For many months now, my new target has been... you!"

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Depois de termos sabido quem eram os membros do júri, já era de esperar este resultado... O espantoso é que a coisa é feita sem o mínimo de vergonha e já nem sequer se tenta fazer parecer que há alguma isenção no processo.
Cumprimentos
Rui Antunes

quarta mar. 15, 11:49:00 da tarde 2006  
Blogger Regina Nabais disse...

Tenho tido algumas dificuldades em publicar os comentários, de outros e meus, acho que estou com problemas no mail.

Tem toda a razão Rui Antunes.
Há avaliadores e sistemas de avaliação que deviam usar folhas de parra para se taparem, mas...

quinta mar. 16, 11:18:00 da manhã 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Este blogger está avariado

sexta mar. 17, 04:26:00 da manhã 2006  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial