sábado, fevereiro 25, 2006

Compreender & Understanding

A vida das pessoas é mesmo muito interessante e desafiante!

Para mim, um dos acontecimentos, mais espectaculares do século XX e até da humanidade, que tive o privilégio de testemunhar foi a Internet, integrada como uma das facetas mais fascinantes da World Wide Web (WEB), que todos devemos a Timothy John Berners-Lee.
Nada, desde Joahnn Gutemberg, aproximou tanto e tantas pessoas tão diferentes, em todo o mundo, como a WEB.
Subsiste, na partilha com todos, das experiências de cada um, uma pequena dificuldade, associada a cada um de nós – é que a ambiguidade é parte da expressão verbal, mesmo que tenhamos muito cuidado em cumprir as regras gramaticais.
Como cada pessoa vive uma realidade muito distinta, em ambientes diferentes, sob múltiplas influências culturais e históricas, a interpretação por outra pessoa, de um pensamento alheio transmitido por palavras, está sempre sujeita à mistura de duas realidades distintas, e não à realidade inicial – é isto mesmo que enriquece a comunicação.
Assim, quanto mais forem as iniciativas que favoreçam a comunicação entre os homens/mulheres, maior será a compreensão entendimento entre as pessoas e os povos.

Os Blogs constituem na WEB, “clusters” de trocas de experiências, ideias e opiniões entre pessoas com um foco de interesse comum, que podem ainda ser completadas ou aperfeiçoadas, por todos que acedem aos conteúdos.

Não há dúvida, que o “Feb 28th - Carnival of Blog Translation” constitui um marco importante na história dos blogs, porque vai permitir uma expansão e acesso dos temas discutidos naqueles “clusters”, a um maior número de pessoas.

Por causa desta iniciativa, disponho agora de mais um sem número de referências de pessoas que me fazem repensar o que eu pensava – por exemplo, a de um Professor de Matemática de Manitoba - Canadá que, com uma genuína e admirável abertura de espírito, ensina e troca opiniões sobre os seus ensinamentos, com os seus alunos, em Blogs específicos de diferentes assuntos de matemática, alguns até complicados. Os seus alunos integram um Universo de 50 línguas diferentes – penso que se entusiasmaram muito com a perspectiva, de poderem transferir para as suas famílias, aquela pequena parte da sua vida ligada, exclusivamente, à Escola.

Estou muito grata:
- a quem teve a ideia inicial - Beverly Trainer- http://btrayner.blogspot.com/ e a possibilitou a todos;
- ao meu colega muito especial - Darren Kuropatwa - http://adifference.blogspot/ - porque é um génio da pedagogia e da motivação; além disso, prontificou-se a assistir a trocas de impressões de MIRC no seu blog, e confirmou a sua abertura de espírito invejável;
- ao feiticeiro Armeloc porque é muito participativo e empenhado, é também um excelente comunicador.
Se não vos tivesse conhecido na NET, eu seria muito mais pobre!

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Thank you for the kind words Regina ... the pleasure has been all mine. ;-)

Cheers!

sábado fev. 25, 09:21:00 da tarde 2006  
Blogger Regina Nabais disse...

You could catch up, beautiful,the core idea of the post content.
The translator really worked!

Saúde!

sábado fev. 25, 09:41:00 da tarde 2006  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial