sábado, fevereiro 04, 2006

40 bi (€) e/ou um diploma? Uma dinâmica não linear!


Invariâncias de escala
FONTE: http://www.astrosurf.com/lombry/chaos-science.htm
Não será o Senhor William Henry Gates III que, nos visitou nesta última semana, que actualmente:
i) gere um império informático avaliado em 40.000 milhões de Euros (é isso, mesmo! dez zeros, uns atrás dos outros, que nem formigas...);
ii) mobiliza, pela simples presença, audiências que integram uma pá cheia com oito ministérios portugueses e até o Presidente da Comissão Europeia;
o mesmíssimo Bill Gates, garoto-problema - por ser um dos elementos de um grupinho hacker de uma Escola Preparatória de Seatle, e ex-aluno de Direito de Harvard, que não concluiu o seu curso (até não tecnológico) ver em http://ei.cs.vt.edu/~history/Gates.Mirick.html; para, nos fundos de uma garagem, conjuntamente com o seu bando, se dedicar a leituras não curriculares de revistas de "business" e à inovação e desenvolvimento de uma tecnologia de indiscutível sucesso?

Afinal, perante este exemplo, de simplicidade de escolha entre um grau académico - numa das escolas, mundialmente, reconhecidas pela excelência, e o sucesso pessoal na complicada vida real - tendo por base o conselho "escolham sempre o que gostem mesmo de fazer", como se explicam os nossos nacionais requisitos de selectividade/eliminação por elevadas qualificações de recursos humanos, lembrados de cinco em cinco minutos, por alguns dos nossos governantes e académicos?
Poderemos nós especular, que o nosso obstáculo nacional ao desenvolvimento é apenas termos cada vez mais doutores e cada vez menos Senhores?

2 Comentários:

Blogger JVC disse...

Embora não correlegionário de Marques Mendes, concordo com o que ele disse ontem nos noticiários: a operação Bill Gates, com o seu cortejo de ministros e a condecoração, foram um bom exemplo de provincianismo ridículo e saloio. Muito deve ter gozado Gates, para dentro.

domingo fev. 05, 09:52:00 da manhã 2006  
Blogger Regina Nabais disse...

JVC, até eu que sou anárquica, por concicção, concordo com o Marques Mendes, e consigo.

Já agora, permita-me neste "ping- resposta" que:
1) precise a origem da frase - "muitos doutores e poucos senhores." Foi dita, durante uma entrevista na televisão, pelo então - penso que, em 1975 (na época eram só Drs.)- "Ministro Barreirinhas" (Alfredo Cunhal - um grande Senhor)ao General Galvão de Melo.
2) Talvez o Bill Gates ande por aqui (Portugal Europeu) em operação de charme, para "limpar"
as soluções proprietárias da Microsoft. Deve ter ficado pelo menos esperançado de uma "absolvição" ou, pelo menos, de ter ganho indulgências plenárias.

domingo fev. 05, 11:40:00 da manhã 2006  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial