quinta-feira, março 04, 2010

Um como os outros

Hoje, saí à rua para ver como «estavam os astros»...
Têm razão os meus caros e raros leitores: não tenho andado muito para estes lados ...
Bom, para me ajudar a recuperar o tempo perdido, atalhei os meus caminhos pelo blog "Que universidade?", e vim dar aqui: Listas.
Isto haveria de acontecer logo comigo que, como sabem, tenho fixação por listas, ordenações, tabulações, classificações...
...
Actualmente, existem dois sistemas de ordenação de universidades considerados de referência, a nível mundial: o Times Higher Education World University Rankings, do Reino Unido, e o do - Academic Ranking of World Universities (ARWU) - Shanghai Jiao Tong University Academic Ranking of World Universities.
.
Entretanto, a eternamente atrasada Comissão Europeia decidiu (e bem) criar um outro ranking mais para o gasto e gosto dos europeus... mas o actual presidente do European Quality Assurance Register for Higher Education -- adivinhem tinha que ser um português, Bruno Carapinha -- saiu logo a terreiro em aflições:
"Há riscos para o posicionamento de sistemas nacionais inteiros que podem transformar-se aos olhos do público em sistemas irrelevantes, impulsionando a migração e concentração dos melhores recursos humanos em direcção ao Centro e Norte da Europa. Para Portugal, isso seria problemático."
.
Problema sério, na minha perspectiva, é a nossa maneira provinciana, mesquinha e pequenina de vermos a competição e esta, só agora, é que vai a começar...

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Blog morto ou congelado ?

sexta mar. 19, 06:30:00 da manhã 2010  
Blogger Regina Nabais disse...

Não,caro anónimo, não há nada com o blog. Eu é que morri...; mas como esqueceram de me enterrar, é já, já que estou de volta.
Fique bem!

sexta mar. 19, 09:52:00 da tarde 2010  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial