terça-feira, abril 28, 2009

BOLONHA BOAS NOTÍCIAS - "Scavenging something..."



Tenho para mim, que é sempre muito melhor ser "bem visto" pelos outros do que por nós próprios.
Digo isto porque, ontem, pelo site do MCTES, ficámos a saber de uma EXCELENTE notícia, cá para o nosso burgo, esta:
"Processo de Bolonha: Portugal no grupo dos 5 países que melhor concretizaram as novas regras":

[...]
Juntamente com a Dinamarca, Suécia, Irlanda e Escócia, Portugal foi avaliado como tendo respondido positivamente a todos os 10 critérios que integram o relatório bianual do Grupo de Acompanhamento do Processo de Bolonha (Bologna Follow-up Group - BFUG), que vai ser apresentado terça-feira (28 Abril) na reunião ministerial de Lovaina (Bélgica) de acompanhamento do Processo de Bolonha.
Os 10 critérios considerados pelo BFUG, valorizados em 5 níveis (do verde ao vermelho), mostram Portugal dentro da classificação verde. Estes critérios caracterizam a adopção do sistema de graus e ciclos de ensino, a implementação de sistemas de garantia de qualidade e o nível de reconhecimento de graus e a mobilidade internacional.
[...]

Achei tudo isto intrigante, e não serei só eu, porque o nosso BFUG (Bologna Follow-up Group) - Grupo de Acompanhamento do Processo de Bolonha, (lembram-se das cenas deste filme desde o tempo do Professor Pedro Lourtie?) trabalha que me farta, mas quase sob segredo de estado, esquecendo-se de um pequeno pormenor, o da internacionalização europeia que, felizmente, implica muita transparência de procedimentos -- quase tudo o que é informação que nos diga directamente respeito se acha, desde que se procure por entre os OUTROS restantes 45 países...
Desta forma, qualquer cidadão que se interesse por estes temas encontra, numa penada, os 10 INDICADORES (não são critérios como se diz no site do MCTES) a serem considerados, e os dois relatórios nacionais produzidos entrementes (London, 2007 e Lovaina, 2009): BOLOGNA PROCESS NATIONAL REPORT FROM PORTUGAL, de 2005-2007 e 2007-2009 que são os relatórios suporte de informações para o Stocktaking Report de 2009, [...] to be presented to Ministers when they meet in April 2009 [...] (penso que hoje mesmo), aonde também, provavelmente, se anunciará o tal bom comportamento de Portugal nestas andanças.

Dou inteira razão ao nosso follow-up group de Bolonha -- o que interessa é que os outros nos vejam com bons olhos, mesmo que os visados, o sejam apenas por tele-objectivas paparazzi, estrategicamente, colocadas e aditivadas com filtros especiais, por isso, a visão dos outros sobre nós, não traduz, a meu ver, a nossa realidade... e entendo bem, a quase clandestinidade que já referi - vejam a página de Portugal - o ensino politécnico, formalmente, nesta página, não existe! (Aonde está e, já agora, por onde andou o CCISP?).

Assim, se calhar, aos olhos dos outros, somos dos melhores, mas só porque não lhes relatamos, como deveríamos, todas as tropelias que por aqui, permanentemente, insistimos e também deixamos fazer.... mas, adiante!

2 Comentários:

Blogger LN disse...

Vou citar... :))
Olá, dia bom!

quarta abr. 29, 07:37:00 da tarde 2009  
Blogger Regina Nabais disse...

Depois da sua visita por este becos, é sempre um dia EXCELENTE!
Veja-me só "em que raio de pau fomos nós amarrar a égua"...
Até!

quarta abr. 29, 08:04:00 da tarde 2009  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial