quarta-feira, abril 30, 2008

Felicidade Interna Bruta

Durante os primeiros dias desta semana, transportei para o vértice superior direito da nação, 3 dezenas de telemóveis, quase outros tantos IPod e talvez mais pares de auriculares, pertencentes a outros tantos «projectistas aprendizes», que estão a "bolar" um projecto para uma empresa real.
As «ideias inovadoras» discutidas com os "donos de obra" - como quase todas as daquela classe - foram fantasiosas e, quantitativamente, muito mais numerosas que os «autores» proponentes mas, felizmente, a empresa promotora manteve-se firme: digam-nos quanto custa, digam-nos quanto se ganha e, exactamente, a partir de quando!
Discutiram-se vivamente questões de PIB, taxas de amortização FTIR, FOB e CIF, Financiamentos e garantias bancárias, Concorrências, e Concorrências para financiamentos, etc....etc... .
Alguém, novinho, no meio de animadíssima discussão alvitrou que talvez pudéssemos todos ser muito mais felizes se ligássemos menos ao target "DINHEIROS".
________
O engraçado, é que já outras pessoas e também entidades muitíssimo mais respeitáveis andam a dizer o mesmíssimo, e também outros que dizem precisamente o oposto:

PIB ou FIB: as lições do Butão. Conheça o reino de Butão, onde a Felicidade Interna Bruta é o fator mais importante.

http://www.happyplanetindex.org/map.htm - Roteiro Mundial da Felicidade.

Veenhoven, R., World Database of Happiness, Distributional Findings in Nations, Erasmus University Rotterdam: http://www.worlddatabaseofhappiness.eur.nl/index.html

Wellbeing and happiness in OECD Countries http://www.treasury.gov.au/documents/1107/PDF/02Wellbeing.pdf

Measuring Well-Being: 'The pursuit of happinness' http://www.belfasthealthycities.com/admin/editor/assets/dr%20gaffney%20dec%202007.pdf

http://blog.uncovering.org/archives/2007/11/_a_subjectivida.html

http://www.neweconomics.org/gen/uploads/dl44k145g5scuy453044gqbu11072006194758.pdf

Whitehall Well-Being Working Group

Countries of the World in rank HPI order

Quem estará com a razão? Andamos nós, como povo, a ficarmos "mais felizes" ou "menos felizes"? O que dizem, sobre Portugal, desde 1985, no World Database of Happiness. Happiness in Nations. Trend Report 2007-4: Pp. 16.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial