quinta-feira, abril 10, 2008

Gestão de "fitness", nutricionistas financeiros precisam-se!

O gestor do blog 'Universidade Alternativa' (JCR)
sob este título: Desenfastiando: 'what else'? - v2 , recorda-nos, hoje, de forma muito interessante, um 'post' super-bem imaginado do emigrado Alexandre Sousa (blog Co-Labor) e dá-nos conta do estado geral das nossas preocupações com aquela velhíssima questão - "gatos gordos ou magros e cercas de malha estreita" - aplicada à (ausência absoluta) de gestão do Ensino Superior Português.
O post de JCR enfatiza a ausência de uma necessária e urgente política de gestão de "fitness" das instituições, de que os responsáveis máximos - Ministério e Organizações de Gestão de Topo do Ensino Superior Público Português - teimam em manter-se à margem.
Os dados do problema parecem ser simples - quer nos agrade ou não, o 'maioral' - estado (não o governo) Português - não tem possibilidades de manter as taxas de arraçoamento financeiro, e isto só pode ter uma consequência possível - a racionalização estratégica - estabelecer uma ideia perfeitamente consensual e clara do 'fitness' a atingir e fixar um prazo e uma 'Engenharia de Ementas' a condizer, mas maximizando a eficácia e minimizando prejuizos.
Não o fizémos nunca, até agora, pior, parece que nem o queremos fazer, e enquanto isso:
As vacas gordas e balofas pretendem, continuar 'Ad Eternum', a acumular enxúdias e, ao que me parece, são totalmente correspondidas, enquanto que as vacas 'esbeltas' (já anoréxicas) são inexoravelmente conduzidas ao magarefe, transformando-se em assentos (aliás, pouco confortáveis) das primeiras, sem se perceberem bem as últimas intenções, que não sejam estas mesmas.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial