sexta-feira, março 24, 2006

Trabalhos de Formigas não são "bocas" de Cigarras

Há uns anitos largos que muitos arengam sobre Bolonha, mas há outros que executam o Processo, devagar e caladinhos - clique na "imagem" a que chamo - Fractal de Desobediência onde se refere já o resultado de 5 anos de trabalho e de esforço de um grupo de 5 instituições de educação superior europeia, - e são politécnicos!
Criaram e mantêm em funcionamento um curso europeu, a nível subgraduado.
Pelo que aqui se diz, têm agora mais um parceiro, país e instituição - Espanha e Escola Politécnica de Burgos - contas redondas, e este curso está a funcionar já, e bem, com um total de 20 alunos por ano, do espaço europeu.
Sem conversa e badalação, executaram simplesmente as recomendações do Processo de Bolonha, incluiram um sistema de aperfeiçoamento contínuo, e fim!
Atrevidos, não? É que nem pediram "conselhos, alvitres e batatinhas" aos peritos de cá ou aos de "lás"...
Que se saiba, todos os alunos, docentes e empresas, têm-se adaptado maravilhosamente, à experiência - com uma excepção - "os de fora que já são de cá" impressionam-se muito que, em Portugal, se coma tranquilamente "peixes fritos com olhos, boca e tudo". Argh!!!

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Parabéns!
Recordo bem algumas resistências que foi preciso vencer, sobretudo da parte de quem não consegue ver para elém dos modelos existentes em cada momento (realmente eu acho que eles nunca pensaram que esses modelos também foram, num determinado momento, uma inovação!).

domingo mar. 26, 11:09:00 da manhã 2006  
Blogger Regina Nabais disse...

Está de parabéns todo o subsistema politécnico português porque, efectivamente, sabe o que anda a fazer, e como fazer as coisas, e não está habituado a ser pago para inovar copiando a patente da roda (http://www.ipmenu.com/archive/AUI_2001100012.pdf) ou parecido, como aqueles que pensam que mais ninguém, cá pela terra sabe que há coisas que já existem.

Como em tudo, caríssimo A, existem os "thinkers" e os "doozers", seria muito bom que o subsistema continuasse por esta opção, já que pensar não parece ser uma característica inata dos lusitanos...

domingo mar. 26, 12:42:00 da tarde 2006  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial